SEJA BEM VINDO

O SORRISO É A MANIFESTAÇÃO DOS LÁBIOS QUANDO OS OLHOS ENCONTRAM O QUE O CORAÇÃO PROCURA

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O PODER DE DELEGAR

Melhorar seu desempenho, diminuir as margens de erro, assegurar resultados sempre positivos e aliviar-se do estresse. Muitas vezes, você deve se perguntar como conseguir tudo isso se a cada dia existem mais papéis se acumulando sobre sua mesa e você não consegue dedicar o tempo que gostaria à análise de projetos, ao treinamento do seu pessoal e nem mesmo melhorar resultados e cumprir metas.
A resposta é simples: aprenda a delegar! Muitos profissionais acabam tomando para si atividades que, se delegadas de maneira correta, com objetividade e detalhamento necessários, renderiam grandes resultados, e mais: proporcionariam o tempo, a tranqüilidade e o distanciamento essenciais a uma gestão competente.
Benefícios de delegar com eficácia:
» Você ganha mais tempo.
» Consegue focar no que é mais importante.
» Permite que seu pessoal cresça em capacidade e confiança.
» Você desenvolve mais, treina mais e orienta mais a sua equipe.
» Cria oportunidades de reconhecimento.
» Permite fazer um levantamento dos baixos desempenhos.
» Assegura resultados positivos.
Líder de vendas, lembre-se: delegar, antes de tudo, é um exercício de desprendimento e de transferência de confiança. Você não deve sentir-se culpado, como se estivesse fugindo de tarefas importantes. Pelo contrário, sua performance irá melhorar, pois simultaneamente virão outras responsabilidades ainda mais importantes.
FONTE: http://www.lideraonline.com.br/php/materia.php?id=48524

sexta-feira, 22 de maio de 2009

MOTIVAÇÃO, FORÇA QUE VEM DO INTERIOR

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior e o emprego desse prefixo deve ser descartado. Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma: - Auto-realização - Auto-estima - Sociais - Segurança - Fisiológicas Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível. Para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores: Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los. Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.
Fonte: Por Gabriela CabralEquipe Brasil Escola, http://www.brasilescola.com.br

sábado, 9 de maio de 2009

PORQUÊ MOTIVAR SUA EQUIPE DE TRABALHO?

Podemos começar fazendo a seguinte reflexão! Será que hoje em dia, a maioria das empresas se preocupam realmente com o grau de motivação de seus funcionários? Será que essas empresas sabem que a motivação é o combustível impulsionador de suas receitas e lucros? Muitas vezes o empresário quando à frente de uma Organização se esquece que o sucesso de sua empresa depende de alguns fundamentos básicos. Hoje falamos da “motivação” porque sabemos que não só para executar um bom trabalho mas, no nosso dia-a-dia, não chegamos a lugar nenhum se não estivermos motivados e comprometidos com metas e projetos. É muito comum atualmente, os empresários contratarem consultores para avaliar e acompanhar a evolução dos negócios da empresa, para dá palestras “motivacionais” e para cuidar do clima organizacional, além de muitos outros, notadamente, na área de Recursos Humanos. As organizações que não se adaptarem ao mundo dos negócios globalizados, ou seja, agindo localmente e pensando globalmente, jamais sobreviverá. Constatamos situações em que o empresário nos diz com aquele “ar” de alívio: - Estou tranqüilo, implantei um bom sistema de controle e vendas na minha empresa – pelo feito, parabenizamos-lhe. Mas, e o pessoal? Será que sua equipe está devidamente treinada e qualificada para executar esse sistema ou ele vai operar sozinho, automaticamente? Precisamos dizer, que apesar de todo esse aparato técnico cientifico que colocaram à nossa disposição através da tecnologia de hoje que abrange a todos os segmentos da sociedade, esses instrumentos tecnológicos são conduzidos e executados por seres humanos que precisam está treinados e qualificados para operar a máquina. Por outro lado, esses seres humanos além de tudo, precisam está bem emocionalmente, e produzirá muito bem se estiver motivado e for reconhecido se sentindo fazendo parte do “time” como titular. Será que somente o dinheiro no final do mês é o responsável pela dedicação de uma pessoa no trabalho? Claro que não! Com raras exceções. Mesmo porque nenhum profissional hoje em dia, se manteria em uma empresa sem está comprometido, mesmo porque a falta desse comprometimento no cumprimento das metas e projetos da empresa deve deixar claro o seu grau de participação.
Inaldo Frazão é Consultor e Adminisrador de Empresas, Graduado pela Faculdade de Administração de Brasília.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

APRENDENDO COM AYRTON SENNA

Ayrton Senna disse em uma entrevista: “Tudo o que consegui foi através de dedicação, perseverança e muito desejo de atingir meus objetivos. Desejos de vitória, vitória de vida e não como piloto...(...)....Seja quem você for, qualquer posição que você tenha na vida, nível social altíssimo ou mais baixo, tenha sempre como meta muita força, determinação, muito amor e fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá!”.Podemos compreender facilmente que nosso ídolo ressaltava a importância de termos uma meta para tudo o que pretendemos realizar. Nossas metas de vida, nos resultados de nossa empresa, em nosso desejo de crescimento profissional.Em outra frase ele ressalta a importância de não fazer apenas o que deve ser feito, mas sim, fazer o que mais pode ser feito: "Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo." Como qualquer ser humano, Airton Senna possuía suas inseguranças e medos, mas nunca deixou de buscar se superar. Aprendeu com seus erros e medos que devia encontrar novas alternativas e nos ensina através de sua frase: "O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação."
Fonte: Wagner Campos é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança.